Curso Espírita com programa rápido, de linguagem simples e objetiva, buscando esclarecer conceitos em relação ao Espiritismo.
Tem como finalidade informar aos alunos sobre o histórico e os princípios básicos do Espiritismo.
Programa organizado para proporcionar a vivência do Cristianismo como proposta essencial de aperfeiçoamento moral da humanidade por meio da reforma íntima do ser.
A Escola de Aprendizes do Evangelho busca a renovação do homem em seus sentimentos, pensamentos e atitudes, proporcionando-lhe experiências de verdadeiro autoconhecimento e despertamento de seus ideais divinos.
Não se trata de um curso como habitualmente se entende a partir da palavra "escola", mas sim de um processo de iniciação Espiritual baseado no evangelho de Jesus, entendido como a forma mais pura de vivenciar a proposta religiosa do espiritismo para o bem da humanidade.
As Escolas de Aprendizes do Evangelho preparam e purificam os Espíritos para o ingresso em vidas mais perfeitas, na comunhão de todos os dias com Deus, despertando a consciência interna para que vibre em sintonia com os planos espirituais mais elevados.
Não é um curso comum de preparação teórica, mas a oportunidade que o aprendiz tem para adestrar suas forças, sem temor e represálias, terçar armas contra si mesmo, isto é, contra todas as suas imperfeições: maus pensamentos, más palavras e más ações, e provar a si próprio que está combatendo por decisão própria sem engodos ou forçamentos, visando seu próprio engrandecimento espiritual.
É um curso de preparação teórica-prática de médiuns para alunos da Escola de Aprendizes do Evangelho.
Seu objetivo é educar os médiuns para o desenvolvimento e uso da mediunidade dirigida aos trabalhos evangélicos, tendo como base os princípios da Doutrina Espírita.
Em geral a mediunidade é exercida mecanicamente, sem objetivo definido, pelo simples fato de existir. Mas isso é um erro. O médium deve saber por que é médium, quais faculdades possui, limites de sua aplicação, consequência de sua ação, objetivos a atingir e responsabilidades que assume, tanto como indivíduo quanto como membro da coletividade.
Quem desejar a verdadeira felicidade há de trabalhar pela felicidade dos outros; quem procurar a consolação, para encontrá-la, deverá reconfortar os mais desditosos da humana experiência.
Eis a lei que impera igualmente no campo mediúnico, sem cuja observação o colaborador da Nova Revelação não atravessa os pórticos das rudimentares noções de vida eterna.
Podem ser inscritos no curso de médiuns todos os alunos que estiverem no grau de Servidor da Escola de Aprendizes do Evangelho.